segunda-feira, 5 de março de 2012

Palavra do Culto de Ceia, Domingo (04/03/2012) - Ministrada Pela Pastora Josie

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Juízes 6:11-12

O Senhor havia se afastado de Israel, pois Israel havia se afastado de Deus. Portanto, Ele permitiu que fossem tomados pelos midianitas. E quantas vezes nós nos afastamos de Deus, permitindo que nós mesmos sejamos tomados pelo inimigo...
Mas aí começa a história de Gideão, para quem muitas vezes, a realidade era dura. Pois tudo o que era feito por Israel era tomado pelos midianitas. Tudo o que era cultivado, plantado, o inimigo roubava. Não é diferente para nós. É este o curso natural da vida, assim como também era na vida de Gideão, que estava malhando trigo em um lagar, quando apareceu um anjo que lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso.
Mas na maioria das vezes que recebemos uma palavra profética, deixamos com que a dúvida entre. Podemos estar externamente animados. “Aleluia! Glória a Deus!”. Mas internamente estamos preocupados e duvidosos. Mas Gideão não hesitou, e recebeu com todo o seu coração a palavra profética do Senhor.
Versículo 13: “Ai, senhor meu. Se o Senhor é conosco, porque sobreveio tudo isso?”. É o que sempre perguntamos: por quê? Por que, Senhor? Como é que depois de tudo isso que passou, eu ainda terei convicção em dizer que eu e minha casa serviremos a ti? Mas Ele diz que está contigo, e vai mudar o rumo da tua história.
No entanto, Gideão estava decepcionado, pensado que Deus é um Deus do passado. É como muitos que hoje dizem: Deus! Eu estou há tanto tempo aqui nesta igreja, e nunca recebi uma bênção! Só recebi mais problemas!
Mas a luta vem a nós porque no meio dela, Deus nos dá experiência, e é nesse momento em que encontramos forças que achávamos que nem tínhamos. É aí que nos tornamos uma pessoa que achávamos que não existia.
Agora vem o sobrenatural:
Gideão estava malhando trigo em um lagar. Isto é: ele estava malhando trigo onde na verdade era para se pisotear uvas. Lugar de malhar trigo é uma eira. E quantas vezes, Deus está fazendo uma coisa diferente, incomum conosco e nós não entendemos! Mas Gideão estava na verdade se escondendo dos midianitas. Ele sabia que lagar era lugar de se pisotear uvas. Mas ele estava zelando pelo que estava fazendo.
É isso que temos que ter. Muitas vezes queremos fazer as coisas apenas conosco. E nos tornamos egoístas nesse ponto. No entanto, não podemos fazer nada sem Deus, e assim também, Deus não quer fazer nada se não tiver a nós! Isto se chama compromisso. Comprometimento.
Deus está nos ensinado hoje a usar nossas experiências como base de conhecimento, e a partir desta experiência, nossa realidade do passado vai ficar no passado, pois Deus tem uma nova história escrita para o nosso futuro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário